• Rubén Martins

11 Dicas para acampar sem preocupações

1. Pesquise bem o seu destino

Parece óbvio, mas nem sempre é: conhecer bem o destino – e, especialmente, como ele se comporta na época da sua viagem – é o primeiro passo para se montar um acampamento legal. Verifique como estará o tempo, pesquise os melhores lugares para camping, veja o que há nas redondezas e se certifique de escolher o meio de transporte (nós ajudamos na busca se você precisar alugar um carro ou comprar passagem de ônibus) até o local que melhor atende às suas necessidades. Conferir se o camping tem banheiro e chuveiros quentes também é muito importante! Se for a sua primeira vez, evite lugares muito isolados para não ter problemas caso haja quaisquer imprevistos. Acampar também é uma ótima oportunidade de conhecer os destinos da sua região, respeitando o isolamento social. Aproveite para criar o seu roteiro com os nossos Guias.

2. Leve uma barraca adequada

A barraca é o que caracteriza o acampamento e, para cada local e perfil de viagem, há um tipo mais adequado. Uma barraca mais pesada é melhor para viagens feitas de carro – já que você não precisará se preocupar em levá-la nas costas – e, geralmente, tem uma montagem e desmontagem mais trabalhosa, portanto é melhor para estadias de média e longa duração. Os tipos Estrutural e Canadense se encaixam nesse modelo. Para uma viagem com longos trajetos a pé, barracas mais leves, como as do tipo Iglu, que costumam ser feitas em nylon ou variações deste material, são mais indicadas e têm muitos modelos que podem atender a necessidades diversas.

3. Escolha bem o local de montagem da barraca

O ideal é que a barraca seja montada em um local plano, de solo seco e distante de encostas, áreas com uma grande densidade de árvores e, principalmente, da beira de rios e lagos. Isso porque a umidade pode tornar o material da barraca mais propenso a mofar ou rasgar – especialmente quando a barraca é guardada úmida. Usar uma lona impermeável por baixo da barraca é uma forma de evitar acúmulo de água em caso de chuva.


4. Teste a barraca antes

Se a sua barraca é nova e, principalmente, se você nunca acampou, é muito importante testá-la antes do acampamento real. Monte e desmonte ela em casa para ir se familiarizando com o equipamento e evitar problemas quando chegar ao camping. Se lá você ainda tiver dúvidas, busque ajuda de algum outro campista – o importante é não deixar a barraca mal montada, pois ela será a sua casa por um tempo!

5. Leve lanternas

A lanterna é um item importante para acampamentos, já que a barraca não tem iluminação própria. Ainda que o camping seja iluminado, ela vai ser uma grande amiga durante a noite, para que você circule pela barraca ou pelo camping e encontre suas coisas sem complicações.

6. Tenha um bom equipamento para dormir

Uma experiência de acampamento pode ser muito cansativa caso você não consiga ter noites confortáveis – por isso, o saco de dormir é um item fundamental! Alguns preferem colchões infláveis, mas é importante lembrar que eles ocupam mais espaço e nem todas as barracas são grandes o suficiente para abrigá-los. Lembre-se que, para lugares mais frios, você precisará de um saco com maior isolamento térmico.


7. Planeje suas refeições com antecedência

Pesquisar se o seu camping de escolha tem cozinha é muito importante caso você planeje preparar seus próprios alimentos – não só pela praticidade, mas também porque isso te livra de precisar levar utensílios de cozinha, que pesam na bagagem. É claro que na maior parte dos casos a infraestrutura vai ser mais simples do que a de uma cozinha doméstica, portanto dê preferência para pratos fáceis de preparar. Nada disso vai ser uma preocupação se preferir comer em restaurantes ou levar refeições pré-prontas que possam ser comidas frias; contudo, não se esqueça de calcular bem a quantidade de comida a ser levada, para não pecar nem por excesso e nem por falta. Se tiver uma alimentação mais restrita, a importância do planejamento dobra. Não deixe de conferir as nossas dicas de viagem para veganos se for o seu caso!

8. Nunca deixe a barraca aberta

Se for ficar longe da barraca – por muito ou pouco tempo – deixe ela fechada, de preferência com um cadeado trancando o zíper. Isso ajuda a evitar entrada de mosquitos e outros insetos e, para campings em lugares mais selvagens, de outros animais indesejados, que podem estragar sua viagem. Além disso, você também previne eventuais furtos ou problemas com outros frequentadores do camping. Lembre-se: sua barraca é sua casa!

9. Leve mochila e roupas adequadas

Pesquise bem como estará o tempo durante a sua estadia, para vestir-se da forma mais adequada possível. Para locais selvagens, não se esqueça de levar tênis adequados para caminhadas e corridas e calçados confortáveis de modo geral. Ter um casaco impermeável ou uma capa de chuva também é muito importante, pois nunca se sabe quando pode chover. A mochila também é um item essencial para qualquer camping, já que você precisará carregar equipamentos e, eventualmente, roupas extras ou alimentos durante os passeios.


10. Não esqueça itens importantes de cuidado diário

Repelente, protetor solar, protetor labial, remédios, canivetes, garrafas d’água, toalhas, itens de higiene pessoal – como shampoos, sabonetes, escova e pasta de dentes – e lanternas são algumas coisas básicas que é sempre importante carregar. Dependendo do seu destino de escolha e dos seus hábitos diários é claro que essa lista cresce. Considere levar óculos de sol, chinelos e outros itens que possam te ajudar a ficar mais à vontade.

11. Respeite o camping e a natureza!

Por fim, não se esqueça de respeitar o seu espaço e os demais frequentadores do camping! Não espalhe lixo pelo local, não entre na barraca de outras pessoas nem mexa em seus pertences sem permissão, não ouça música em um volume alto demais, evite fazer muito barulho quando outras pessoas estiverem dormindo e tenha cuidado ao beber e se divertir para não dar trabalho. É importante que a experiência seja ótima para todos e que ninguém saia prejudicado!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2018 Claudino Junior

   Rua Imaculada Conceição, 363 - Curitiba, PR