• Rubén Martins

5 Dicas para jogar AIRSOFT

Jogar Airsoft é uma experiência de PURA ADRENALINA! Essa prática garante muita emoção para os jogadores!

O esporte muitas vezes é visto como apenas um hobby, mas muita gente o leva para o lado profissional! Mas seja lá a sua preferência, o jogo é sempre muito levado a sério. Por isso aqui vai algumas dicas sobre como jogar airsoft da melhor forma!

Lista das 5 dicas para jogar airsoft melhor que os seus oponentes

  • Tática do flanqueamento;

  • Conheça o campo de batalha;

  • Aprenda as movimentações (em V, em Diamante e em Crisscross);

  • Papel dos jogadores;

  • Preparo físico e emocional.

Tática do flanqueamento


A tática do flanqueamento pode te ajudar a eliminar vários oponentes! Se você já está familiarizado com a nomenclatura, ótimo!

Mas se não conhece, a gente te explica! Essa tática é para atacar pelos flancos -ou seja- pelos lados. Com essa jogada você consegue se aproveitar da fraqueza humana de focar apenas em um ponto, enquanto os outros ficam vulneráveis.

Enquanto o outro combatente está focado no que está em sua frente, esquecendo o que há nos arredores, junto do estresse emocional e alta adrenalina, sua tática vai ser tiro e queda!

Se você não quer ser esse oponente que não tem essa visão periférica, você pode quebrar a visão de túnel fazendo exercícios simples, como jogar videogames. Os veteranos do airsoft tem muito mais facilidade ou já tem sua visão treinada.

Mas lembre-se, é importante que o seu time todo esteja por dentro da estratégia, porque se a sua equipe estiver muito separada, os pontos-cegos aumentam.


Conheça o campo de batalha


empre que possível, conheça o campo em que você está jogando. Dominar o campo de batalha é uma tarefa difícil, mas caso você o conheça bem, as coisas podem ficar mais fáceis.

Normalmente antes dos jogos, a equipe faz um “tour” pelo campo de airsoft. Isso com certeza facilita a movimentação dos jogadores na hora da partida.

Quando não se tem noção do campo, as dificuldades são muito maiores. Conhecendo melhor o campo onde se vai jogar, você consegue visualizar onde se esconder, onde é melhor de se fazer o flanqueamento.

Aprenda as movimentações

Algumas movimentações no airsoft são muito conhecidas pela sua efetividade. Aqui nós listamos as mais famosas e que podem te ajudar a ganhar no jogo!

  • Movimentação em V

Essa tática é mais recomendada para campos abertos e com boas possibilidades de cobertura (prevenindo assim, os ataques do time inimigo). O ideal é que tenha um jogador a frente, que lidere o resto dos jogadores – que estarão em duas fileiras, formando um V.

  • Movimentação em Diamante

A estratégia a seguir é uma das melhores táticas do airsoft. Aqui a forma de jogo é muito mais segura e bem distribuída. É indicada para adentrar o território inimigo. O ponto fraco dessa formação são as laterais, cuidado com os ataques nos flancos.

  • Movimentação CrissCross

Das táticas anteriores, essa é a mais arriscada. Ou dará MUITO certo, ou dará MUITO errado. Se você gosta de ousar no jogo, ta aqui a sua estratégia. O CrissCross consiste na realização de movimentos rápidos, feitos em dupla.

Aqui você consegue visualizar muito bem os inimigos. Mas se der errado, o time perde uma dupla.


Papel dos jogadores


Muito se fala das estratégias em conjunto para vencer os oponentes, mas designar papéis aos jogadores é de grande importância. Aqui são atribuídos as ações individuais de cada um do time.

Mas quais são esses papéis? Vamos explicar tudo a seguir!

  • Shotgunners: esse jogador é o responsável por levar as tropas de assalto em espaços fechados. São capazes de eliminar posições inimigas, capturar objetos, locais-chave, já que atuam como esquadrões de assalto. A responsabilidade do jogador é cobrir os companheiros de pelotão, não deixando ninguém para trás.

  • Snipers: os snipers sempre ficam atrás do grupo principal, esse jogador deve ficar praticamente invisível e se mover o mínimo possível. A função do sniper é ficar sempre alerta e ser um ótimo atirador.

  • Support: O próprio nome já diz, esse jogador tem o papel de dar suporte aos que estão na linha de frente. Também é conhecido como “médico” do time. Tratando de armas do airsoft, que sao nao-letais, os médicos restauram um jogador já eliminado, possibilitando sua volta ao combate.

  • Assault: Novamente aqui estamos falando de jogadores que assumem a linha de frente do time. Essa posição costuma ser assumida por jogadores iniciantes que não tem medo do confronto. Para assumir essa função, o jogador deve ser ágil e também ter a habilidade de manusear armas de médio a longo alcance.

Preparo físico e emocional


Quem já jogou airsoft sabe como o esporte é tenso e imersivo. As partidas são de alta adrenalina, e por mais que você jogue por puro hobby, é impossível não se envolver e vivenciar todo o clima de uma batalha.

O airsoft é um esporte muito completo, que mescla esforço físico, testa a habilidade de estratégia, mexe com os níveis de adrenalina e tudo AO MESMO TEMPO!

O condicionamento físico do participante pode ser muito decisivo na hora do jogo. Normalmente, quem já é veterano no airsoft e costuma praticar o esporte com uma certa frequência, acaba adquirindo uma melhor forma para os jogos.

Mas se você nunca jogou airsoft ou não é um jogador assíduo, vale investir em exercícios para o seu condicionamento físico. No jogo é normal correr bastante, se movimentar muito e até sofrer quedas, o que assusta quem não está preparado.

Tudo isso também pode surpreender quem não está mentalmente preparado. Por isso esse preparo também é tão importante na hora do jogo. Na hora da tensão, nem sempre o preparo físico vai ser o mais decisivo para vencer uma partida.

Quem lida com as situações de risco com mais calma, tem maior poder de decisão no jogo e consegue sair de qualquer situação usando o raciocínio.

Como você pode melhorar sua situação mental? Use da meditação, exercícios físicos como a corrida, caminhada ou até mesmo a boa e velha academia. Isso vai deixar sua cabeça mais leve!

As dicas acima podem ser usadas na sua vida no geral do que apenas para um jogo de airsoft.

Jogar airsoft certamente não é uma tarefa simples, deu para ver que tem que ser bem versátil para mandar bem no esporte. Vale amadurecer a ideia de ser um praticante assíduo do airsoft, afinal, proporciona inúmeros benefícios para quem joga.

Se você nunca jogou e achou complexo, calma! Todas essas “manhas” são adquiridas com o tempo também, mas vale prestar atenção nas dicas e ficar por dentro das estratégias e movimentações.

Agora, se o assunto for medo, relaxa, tudo é muito seguro! As bolinhas (BBs) vão doer um pouco, afinal, os disparos feitos ocorrem em alta pressão, mas você estará com um traje ideal para a prática!


Fonte: adrena.me


Gostou da matéria? Então vamos colocar ela em prática! Compre sua AIRSOFT pelo site:

www.falconarmas.com.br

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo