• Rubén Martins

Camping em dias de chuva. Confira as Dicas

A primavera e o verão são duas estações muito agradáveis para a prática de atividades ao ar livre. No entanto, essa também é a temporada em que as chuvas são mais frequentes e mais fortes. Por isso, para que nada atrapalhe a aventura, é preciso estar sempre bem equipado e preparado.

Quando falamos em camping os cuidados na hora de escolher o equipamento e o domínio de algumas técnicas são fatores essenciais para uma estadia confortável e segura. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas úteis e essenciais para acampar em dias de chuva.


ESCOLHA A BARRACA CERTA

Existem diferentes tipos de barracas e cada uma delas tem características próprias e específicas para algum tipo de atividade, terreno ou clima. A divisão mais comum entre elas é o fato de serem 4 ou 3 estações. Quando uma barraca é considerada 4 estações, isso significa que ela foi desenvolvida com uma estrutura forte o suficiente para suportar condições extremas de temperatura ou de vento. Já as barracas 3 estações são feitas para acampamentos em locais com clima mais tropical e temperaturas mais amenas. No entanto, o simples fato de ser 4 estações não significa necessariamente que uma barraca aguentará bem uma chuva. Essa resistência depende de outros fatores, como:

– Resistência à água: Boa parte das barracas não são impermeáveis, para garantir o máximo de respirabilidade. No entanto, é imprescindível que a sua barraca seja resistente à água. Isso lhe evitará muita dor de cabeça.

– Costuras seladas: o ideal é que a barraca tenha todas as suas costuras seladas. Isso impedirá que a água que escorre do tecido ou que se acumula na superfície externa entre na barraca pelos pequenos espaços das costuras.

– Cobertura: nunca acampe na chuva sem utilizar a cobertura de sua barraca. Opte por modelos que tenham a cobertura realmente maior do que a barraca, para garantir proteção total. Além disso, na hora da montagem, deixe a cobertura bem esticada e utilize todos os espeques. Esse cuidado vai evitar que a água da chuva se acumule e forme poças sobre a barraca.


ESCOLHENDO E PREPARANDO O LOCAL

Se a previsão for de chuva, jamais acampe na beira do rio, em barrancos, sob árvores ou em locais onde o terreno não drena adequadamente a água da chuva. Uma opção interessante e muito usada em acampamentos é a lona como um suporte extra para proteção. O plástico pode ser usado sobre e sob a barraca, mas com alguns cuidados.

– Lona embaixo da barraca: Se você optar por usar uma lona sob a sua barraca, é importante que ela tenha uma área um pouco menor do que a da própria barraca. Isso evitará que a água fique parada se acumulando ali.

– Lona na cobertura: Algumas pessoas se sentem mais protegidas usando lona por cima da barraca. Essa é uma prática bastante efetiva, desde que seja feita adequadamente. A lona nunca pode estar em contato direto com o teto da barraca, isso prejudicará muito a respirabilidade e fará a sua barraca ficar úmida por dentro. Esse plástico externo também precisa estar muito bem esticado para evitar que a água também se acumule e forme poças.


MANTENHA A CHUVA LONGE DAS SUAS ROUPAS, CALÇADOS E EQUIPAMENTOS

Ser precavido nunca é demais. Mesmo que você esteja usando a barraca correta e tenha tido todos os cuidados possíveis durante a montagem, mantenha os seus pertences em sacos estanque. Esse cuidado simples evitará que eles molhem e estraguem ou se tornem inadequados para o uso. Afinal, secar roupas em dia de chuva é praticamente impossível e ninguém quer ficar molhado em um camping, exposto às condições do clima e sujeito à hipotermia.


EQUIPE-SE COM ITENS IMPERMEÁVEIS

É sempre importante ter peças impermeáveis nas temporadas de chuva. Jaqueta, calça e botas com tecnologia de impermeabilidade serão os seus melhores parceiros em acampamentos de primavera ou verão.


NUNCA GUARDA BARRACA, ROUPAS E OUTROS EQUIPAMENTOS MOLHADOS

Se na hora de desmontar acampamento a chuva ainda não tiver dado uma trégua e você não conseguir secar os seus pertences adequadamente, faça isso assim que chegar em casa. Roupas e equipamentos úmidos acabam mofando e podem ter suas tecnologias e propriedades comprometidas. Portanto, antes de colocar as coisas no armário, tenha certeza de que estão totalmente secas e limpas. Se possível deixe a sua barraca, saco de dormir, roupas e botas secando ao sol até que tenha certeza de que estão realmente livres de qualquer água e resíduos.


Fonte: The North Face

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2018 Claudino Junior

   Rua Imaculada Conceição, 363 - Curitiba, PR