• Rubén Martins

Carros & Armas: Colt

Mitsubishi/Dodge Colt


O carro: este aqui é meio complicadinho, porque a Mitsubishi e a Dodge utilizaram o nome Colt ao longo de 25 anos, entre 1970 e 1994. O Mitsubishi Colt veio primeiro: ele foi lançado em 1962 como Colt 600 e tinha um motor bicilíndrico de 594 cm³. Nos anos 70, o Mitsubishi Colt passou a ser um hatchback de tração dianteira, enquanto o Dodge Colt era, na verdade, um Mitsubishi Galant rebatizado. Se parece confuso, é porque é mesmo.


A partir dos anos 80 a coisa fica ainda mais complicada, porque o Mitsubishi Colt e o Dodge Colt passaram nesta época a ser o mesmo carro. Nos anos 90, o Mitsubishi Colt GTI foi vendido no Brasil, equipado com um motor 1.6 de 113 cv.


O último Mitsubishi Colt foi fabricado no Japão entre 2002 e 2012, e era um hatchback com perfil de minivan e u visual agressivo na dianteira que não condizia muito com a personalidade do carro – exceto pela versão Ralliart, que tinha um motor 1.5 turbo de 163 cv.


A arma: Colt era o nome da companhia que vendia os carros da Mitsubishi no Reino Unido até meados dos anos 80, embora a relação desta com a origem do nome Mitsubishi Colt. Também é o nome de uma fabricante de armas fundada em Connecticut, nos EUA, em 1863 por Samuel Colt.


A Colt é responsável por diversas armas de fogo famosas, como o fuzil M16 e o rifle AR-15. E já que é para citar Resident Evil, também é a fabricante da Colt Python, verdadeiro nome do revólver “Magnum” encontrado nos games clássicos da franquia.


Fonte: Flatout

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo