• Rubén Martins

Dodge Magnum - Potente e Elegante

O carro: este aqui é bem divertido. No Brasil, Dodge Magnum é o nome de uma das versões do Dodge Dart, que começou a ser vendido por aqui em 1969 e foi fabricado até 1981 – o que tecnicamente faz dele um carro com dois nomes de armas. O Magnum foi lançado em 1979, dez anos depois do lançamento do Dart, e era uma versão cupê de luxo, com teto parcialmente revestido em vinil e dianteira igual à do sedã LeBaron. E, claro, o mesmo motor V8 318 (5,2 litros) usado pelos outros membros da família.

Nos EUA, o Dodge Magnum foi lançado em 1978 como um complemento ao Dodge Charger, usando a mesma plataforma B-Body, porém adotando um estilo mais aerodinâmico e moderno, com uma grade saliente e faróis retangulares atrás de lentes de acrílico. Ele teve vida curta e deixou de ser fabricado em 1979.

No entanto, existe outro Dodge Magnum muito mais interessante, que você provavelmente já quis em algum momento da sua vida: a perua Dodge Magnum, feita com base na plataforma LX da Chrysler – a mesma do opulento Chrysler 300C, que por sua vez tem sua origem no Mercedes-Benz Classe E W211 e compartilha a mesma suspensão traseira. O Dodge Magnum foi vendido entre 2005 e 2008 e teve até mesmo uma versão SRT-8, equipada com um V8 Hemi de 6,1 litros e 430 cv e câmbio automático de cinco marchas. Com este conjunto, era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5,1 segundos e de cumprir o quarto-de-milha em 13,1 segundos a 174 km/h. Além, é claro, do visual badass.


A arma: novamente, se você jogava Resident Evil, vai lembrar da Magnum, o enorme revólver que arrancava as cabeças dos zumbis com um só tiro – e que era usado com parcimônia, pois era difícil encontrar munição. Pois então: não existe uma arma chamada “Magnum”. O termo, na verdade, é usado para se referir à própria munição – trata-se, literalmente, de uma versão maior ou mais potente de um cartucho já existente. O exemplo mais conhecido é o cartucho .357 Magnum, que é uma versão do cartucho .38 Special com estojo (a “casca”) mais longo.


Fonte: Flatout

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo