• Rubén Martins

Facas de arremesso: como escolher?

A história das facas para arremesso é muito antiga, pois elas eram utilizadas na caça de animais e na prática de artes marciais, incorporada pelos japoneses e algumas tribos indígenas americanas.

Uma faca de arremesso é um equipamento feito apenas para esse fim: para que ela possa ser jogada de maneira eficaz e acerte o alvo com precisão. De acordo com Vitor Holderer, apresentador do canal da Crosster e entusiasta de cutelaria e artes marciais há mais de 10 anos, “elas não são em nada parecidas com facas comuns, pois não têm corte nas suas lâminas”.

Como se trata de um esporte praticado em muitos países, existem diferentes táticas e formas de arremesso. Quer saber mais sobre as características de boas facas de arremesso e como escolher a ideal? Confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!


O que são facas para arremesso?


O arremesso de facas é considerado um esporte, como o tiro com arco. Mas, em vez de atirar flechas, são atiradas facas em um alvo, utilizando apenas uma mão. As facas para arremesso não são as mesmas que as utilizadas na cozinha. Elas são feitas especificamente para isso, com uma tecnologia e um estudo que facilita a prática do esporte.

Em primeiro lugar, a faca de arremesso não precisa ter corte, pois ela não será utilizada para essa finalidade — “inclusive, a lâmina atrapalha a aerodinâmica do projétil”, ressalta Vitor. Então, ela apenas precisa ter uma boa ponta e um peso ideal para ser lançada, indo do ponto A até o ponto B, atingido com a ponta viva, que precisa ser bem afiada para conseguir entrar no alvo desejado.

É importante lembrar da importância de utilizar apenas facas próprias para o arremesso, pois se ela tiver corte, o arremessador pode acabar se machucando. Além disso, com o equipamento apropriado, é possível fazer o lançamento com a parte do cabo ou com a parte da lâmina.

Vitor ainda aponta que o cabo das facas para arremesso é feito de metal e pode ter uma corda, um paracord ou outro material envolvendo-o. “Dificilmente são encontrados cabos de plástico ou de madeira, pois eles podem quebrar se você errar o alvo, o que pode acontecer muito no início.” Por isso, as facas para arremesso são, normalmente, todas feitas em metal ou com um cabo maleável, revestido com corda ou borracha.


Como escolher uma das facas para arremesso?


Existem muitos tipos de facas para arremesso. Normalmente, a ponta é mais protuberante e mais afiada e o design é o que muda de um modelo para o outro. O mais importante na hora de escolher uma delas é observar a sua construção. Por exemplo, uma faca com uma ponta larga, que vai diminuindo até perto do cabo e depois engrossa novamente, faz um formato semelhante a um X.

À medida que vai sendo arremessada, essa parte do meio terá um impacto muito grande, que não será distribuído. Com isso, a faca pode quebrar nessa região, o que não é interessante. Então, o melhor é ter um equipamento mais sólido e mais uniforme, que não seja muito fino em algum ponto.

Contudo, de acordo com Vitor, “a escolha pela faca de arremesso é algo subjetivo. Algumas pessoas preferem facas mais exóticas, enquanto outras preferem projéteis mais simples”.

Para acertar na compra, o ideal é sentir o peso, que não pode ser muito elevado ao ponto de causar dor no braço, mas também não pode ser muito leve, não tendo força para entrar no alvo. Entretanto, independentemente da faca, a ponta deve estar bem afiada.

Por fim, o melhor é que a faca tenha uma lâmina em formato de folha, que se assemelha a uma faca de costas para outra, com a ponta sendo o ponto culminante, e uma “barriguinha” dos dois lados, como descreve Vitor. “Essa é a faca de arremesso ideal.”


Quais são os tipos de arremesso?


Existem dois tipos principais de arremesso de facas: o no-spin e o spin. Confira as diferenças entre eles!


No-spin (sem giro)


Nesse tipo de arremesso, a faca faz uma trajetória parecida com a de uma flecha, saindo da mão com pegada pelo cabo e atingindo o alvo com grande potência. A força de chegada nesse modo de lançamento é maior, pois é feito de uma menor distância.


Spin (com giro)


No arremesso com giro, a distância de lançamento é maior e a faca faz uma rotação completa a cada um metro, aproximadamente. Por isso, a chegada no alvo vai depender muito da experiência do esportista. Geralmente, os arremessos com giro são feitos pela lâmina.


Onde comprar as melhores facas para arremesso?


Para adquirir boas facas para arremesso é importante verificar quais são as lojas que dispõem dos melhores produtos e marcas para o seu hobby. Aqui na Crosster, temos as melhores facas, com garantia 6 de meses, com cabo de aço inox ou de nylon, além de diversos formatos de lâmina para a sua escolha.

Facas personalizadas

Existem alguns profissionais que fazem facas de arremesso personalizadas, mas o mais comum é já comprá-las prontas. Confira se as características que você procura estão presentes nas facas disponíveis no mercado, para ficar o mais próximo possível do que você deseja.


Como saber se a faca para arremesso é de qualidade?


Normalmente, é possível verificar a qualidade das facas para arremesso pelo tipo de material da lâmina. As facas feitas em um aço mais mole não são muito indicadas para lançar. Se for um aço muito duro, ele pode acabar quebrando.


Quais são os principais cuidados ao arremessar facas?


Antes de começar o seu treinamento de lançamento de facas, é fundamental tomar alguns cuidados, e o primeiro deles é onde arremessar. Muitas pessoas arremessam as facas na porta do quarto, o que não é recomendado. Você precisa ter certeza de que não vai passar alguém perto do alvo, para evitar acidentes.

Vitor ainda aponta que “outro ponto importante é a força de arremesso. No início, é comum que as facas sejam lançadas com mais força, pois falta técnica. Conforme a experiência vai crescendo, você vai definindo o seu jeito de arremessar para acertar o alvo”. Não é da noite para o dia que você vai acertar todas as vezes, mas, conforme vai treinando, vai adquirindo habilidade. Ter paciência é importante!

Além disso, se for arremessada com força demais e bater de um jeito errado no alvo, a faca pode voltar no atirador. Por isso, comece treinando em distâncias menores e com pouca força, em um alvo de madeira e que esteja localizado em um local seguro.

Como você viu, o arremesso de facas é um esporte muito divertido, mas que deve ser feito com os equipamentos certos e em lugares adequados para isso. Adquira facas para arremesso de qualidade e divirta-se com esse esporte!


Compre a sua agora mesmo, clicando no link abaixo:

www.falconarmas.com.br/pesquisa/?p=facas+de+arremesso

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo