• Rubén Martins

TESTE: Qual é o seu olho dominante?

Seja você praticante de tiro em qualquer modalidade, a visão é sua maior aliada. Sendo assim, é essencial que você faça o teste do olho dominante!

Quanto melhor sua visão, melhor serão os seus disparos e melhor o seu desempenho com o esporte que pratica. Saber o seu olho dominante é uma vantagem imensa. Além disso, é algo que irá lhe ajudar muito a se sentir confortável com a visada de seus disparos… Hoje iremos te mostrar duas ótimas maneiras para que você saiba qual é o seu olho dominante!

Desde o seu nascimento, a genética já programou em você qual seria o seu olho dominante. Ou seja, todos nós temos um, e não há como mudar do direito para o esquerdo ou vice versa.

Para um atirador é essencial determinar qual é o seu olho dominante, até mesmo antes de comprar o seu arco e flecha. A estrutura de um arco é diferente para destros e canhotos. E quando dizem “destro” e “canhoto”, estão se referindo ao olho utilizado ao fazer a mira.

“Mas então… Como afinal definir o meu olho dominante?”


Teste do Polegar:


1 – Estique um braço e levante o polegar de forma que fique alinhada com seu ombro.

2- Alinhe o seu dedo com um objeto distante, com os dois olhos abertos.

3 – Feche um dos olhos, mantendo a posição do polegar.

4 – Se o seu polegar continuou alinhado, seu olho dominante é o que ficou aberto.

5 – Se o seu polegar mudou de posição, seu olho dominante é o que você fechou.

Por exemplo: Você alinha o polegar a um objeto, e fecha o olho direito. Posteriormente, se o seu polegar continuar alinhado, seu olho dominante é o esquerdo, no entanto, se o seu polegar mudar de posição, seu olho dominante é o direito.


Teste do triângulo com a mão:

1 – Estique os dois braços e faça um triangulo com a mão, igual mostra a imagem acima.

2 – Olhe dentro deste espaço e foque em um objeto, de preferência redondo.

3 – Feche um dos olhos (aqui temos a mesma lógica do teste do polegar)

4 – Depois disso, se você ainda consegue ver o objeto, o olho dominante é o que permaneceu aberto. No entanto, caso não veja mais, o olho dominante é o olho que você fechou.

A efetividade de cada método varia de pessoa para pessoa, mas o indicado é que sejam feitos os dois testes, apenas para se assegurar da informação.

Geralmente pessoas que são destras, têm o olho dominante como o direito, e quem é canhoto tem o olho esquerdo dominante, essas pessoas terão mais facilidade na prática do tiro, porém não é uma regra.

Portanto se você é destro e seu olho dominante é o esquerdo, teremos duas opções. Você pode ir contra a dominância do seu olho e continuar atirando como destro, ou pode começar a treinar seu corpo para realizar os disparos como canhoto, e ter o auxílio do seu olho dominante.

A segunda opção pode ser um pouco difícil no começo, mas acredite, depois que você se adaptar seu desempenho será muito melhor do que antes. E quem sabe, você não fica fera em atirar dos dois lados?!

Agora você já fez o teste do olho dominante. E aí, qual é o seu?


Fonte: AventuraMix

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2018 Claudino Junior

   Rua Imaculada Conceição, 363 - Curitiba, PR