• Gabriela Mileski

Você sabe como limpar a sua arma de fogo?



Salve galera!

No artigo de hoje iremos dar dicas para você limpar a sua uma arma de fogo, um assunto onde muitas pessoas possuem dúvidas e não sabem como fazer a manutenção correta do equipamento.


Por ser um equipamento de extremo poder, as armas de fogo necessitam de uma limpeza toda vez que forem utilizadas, assim evitando uma falha no armamento, corrosão do aço ou até mesmo que as mesmas fiquem com resquícios de pólvora e sujeiras, também vale ressaltar que devem ser armazenadas em lugares seguros e fora do alcance das crianças.


1 – Materiais Utilizados: O primeiro passo é separar os materiais que serão utilizados, no site da Falcon Armas você poderá encontrar diversos kit’s para limpeza, assim como solventes para pólvora e óleos lubrificantes.


2 – Manuseio do Armamento: Aqui é um ponto importante, onde você deverá manusear a arma sempre de uma forma segura, mantendo o dedo longe do gatilho e certificando que a mesma esteja desmuniciada e deixe as munições em um local seguro.


3 – Desmontagem da Arma: Na maioria dos modelos de pistola, este é um processo simples, Remova o carregador para iniciar a desmontagem do armamento, desarme o cão e puxe as travas, o slide ou ferrolho deve se desencaixar livremente pela frente da pistola.

Já com os revólveres o processo é mais simples, não é necessário desmontá-los. Nas escopetas (shotguns) você pode desmontá-las para fazer a limpeza.


4 – Limpeza da Arma: Agora com a arma desmontada é necessário identificar os dispositivos e limpar a sua arma de fogo, você pode iniciar por qualquer parte.

Para a limpeza do cano utilize uma escova de latão para retirar resíduos mais grossos, logo em seguida aplique alguns pingos do solvente de pólvora no interior do cano, após a secagem será utilizada a escova de fibra para a remoção do excesso de solvente, este processo poderá ser feito no tambor dos revólveres também.


No restante dos componentes poderá utilizar o solvente para efetuar a limpeza das camadas mais grossas de “sujeira”. Nos mecanismos que necessitam de lubrificação, aplique o óleo lubrificante, normalmente no manual do equipamento estará indicado as partes que necessitam da lubrificação.


Após estes processos, utilize uma flanela para remover o excesso dos produtos que ficaram no equipamento, monte sua arma e armazene em um local seguro.


Curtiu essas dicas para limpar sua arma de fogo? Então compartilha com a galera!

11 visualizações

© 2018 Dino - Falcon Armas

   Rua Imaculada Conceição, 363 - Curitiba, PR